Você está aqui: Entrada / Notícias / Setor Solidário em discussão no seminário organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras

No passado dia 25 de maio, no auditório Agostinho Ribeiro do Hospital Agostinho Ribeiro, realizou-se o Seminário “Velhos desafios, Novos trilhos” organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, em parceria com algumas instituições entre as quais a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF), do Politécnico do Porto, através do Mestrado em Gestão das Organizações do 3º Setor. O principal objetivo do evento foi incentivar a reflexão e o pensamento crítico em torno das questões relacionadas com a gestão das organizações no setor solidário e as questões mais específicas relacionadas com a terceira idade.

2016-05-31 12:45

xs_scmf.jpg

Conscientes das intensas necessidades que caraterizam o setor solidário, a Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, organizou um seminário que tenta contrariar a tendência de não participação e não intervenção. Num auditório lotado que contou com a participação de 150 pessoas e onde foram discutidos seis temas distintos por seis oradores e com duas moderações, discutiu-se a especificidade do setor, assim como formas de intervenção ativas que possam ter impactos positivos nas organizações, nos indivíduos e na sociedade.

A abertura do seminário ficou a cargo do Presidente da Câmara de Felgueiras e do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, ambos sublinharam a importância deste seminário enquanto espaço coletivo de reflexão, de proximidade e de crescimento, referindo a gradual importância do setor solidário enquanto importante apoio da sociedade em geral.

O painel da manhã discutiu a gestão de recursos humanos nas IPSS’s (José António Oliveira), o papel dos voluntários no setor solidários (Marisa Roriz Ferreira), a alimentação criativa na 3ª idade (António Pedro Mendes), sendo moderado pelo Administrador do Hospital (Paulo Coelho). As diversas apresentações referiram a centralidade do papel da gestão das organizações sugerindo que o crescimento e a sustentabilidade das mesmas está dependente da qualificação e do conhecimento enquanto elementos centrais para a tomada de decisão.

O painel da tarde contou com intervenções relacionadas com a terapia Snoezelenn (Ana Lúcia Frutuoso), a reabilitação e estimulação cognitiva (Sandra Fernandez Prado) e o yoga do riso (Ana Isabel Silva), sendo moderado pela Diretora Executiva da Misericórdia (Ana Cristina Ferreira). As intervenções foram bastante criativas e dinâmicas, requerendo uma ampla participação da plateia. As três apresentações sublinharam a importância de se utilizarem estratégias bem definidas nas várias respostas sociais, referindo que a dedicação e a assertividade são fundamentais nos processos de criação e intervenção atuais.

No final do seminário, e num formato bastante inovador proposto pela Drª Ana Cristina Ferreira, os participantes fizeram a avaliação do seminário através de um simples desenho. De forma descomplicada e imediata a organização pode facilmente aferir que os resultados foram muito positivos e incentivadores.

“É preciso voltar às coisas simples, das quais todos fazemos parte, potenciando o bem-estar e a qualidade de vida, através de uma abordagem mais cuidada, atenta e relacional.”

Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras

csrs | scre | drg | 31052016