Você está aqui: Entrada / Notícias / Segurança Alimentar pela voz das empresas certificadas

Segurança Alimentar pela voz das empresas certificadas

O mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança organizou no passado sábado, um Workshop intitulado “Food Safety @ ESTGF” com o objetivo principal de abordar os Sistemas de Gestão e as respetivas normas inerentes à Segurança Alimentar, onde estiveram presentes vários estudantes, ex-estudantes e profissionais interessados na temática da segurança alimentar.

2016-05-06 09:30

food_safety_xs.jpg

Food Safety é um conceito que ganhou maior dimensão e importância após a obrigatoriedade de implementação no setor alimentar do Sistema HACCP (Hazard Analysis Critical Control Points) que se traduz numa garantia para o consumidor final.

Os trabalhos no Auditório Nobre da ESTGF iniciaram com a Engª Graça Marques, responsável da Qualidade, Ambiente e Segurança na Bicafé – Torrefação e Comércio de Café, Lda., que apresentou os Sistemas de Segurança Alimentar utilizados na empresa.

Seguiu-se o diretor da Qualidade na Amorim & Irmãos, SA., Dr. João Vasco e Almeida que apresentou o Sistema de Gestão Integrado, desta empresa que foi pioneira na obtenção dos primeiros certificados FSC® de cadeia de custódia na indústria da cortiça.

O primeiro painel contou ainda com o Eng.º Nuno Soares, responsável de Produção e Qualidade da Vanibru, Comércio de Produtos Alimentares, que partilhou para a plateia a sua perspetiva sobre as vantagens da Norma FSSC 22000 relativamente à ISO 22000.

O segundo painel teve início com o testemunho de duas pessoas representantes da Propeixe, OP, a Eng.ª Elisabete Nunes responsável de Segurança Alimentar e Sílvia Teixeira, responsável de produção, ambas deram a conhecer a implementação de Sistemas de Segurança Alimentar na indústria do pescado congelado, com exemplos reais e ilustrações elucidantes de todo o processo de produção existente na empresa.

O Workshop terminou com a intervenção da Eng.ª Andreia Magalhães, diretora executiva da APCER Agri&Food, que partilhou a evolução da certificação e quais as principais tendências numa perspetiva futura.

A coordenação do Mestrado agradece a todos os ilustres convidados que com as suas experiências enriqueceram o Workshop.

ampn | scre | drg | 06052016