Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada / Notícias / Porto Cybersecurity Conference discute a dimensão e os desafios das ciberameaças

Porto Cybersecurity Conference discute a dimensão e os desafios das ciberameaças

 

Decorreu no Hotel Sheraton, no Porto, no passado dia 18 de maio, a 2ª edição do Porto Cybersecurity Conference, um evento que tem como missão o debate acerca da dimensão e complexidade das ciberameaças do momento no panorama mundial e nacional. A conferência foi promovida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras e pela Globinnova, uma empresa especializada em Cyber Intelligence.

2016-06-07 10:25

xs_porto_security_conference.jpg
Decorreu no Hotel Sheraton, no Porto, no passado dia 18 de maio, a 2ª edição do Porto Cybersecurity Conference, um evento que tem como missão o debate acerca da dimensão e complexidade das ciberameaças do momento no panorama mundial e nacional. A conferência foi promovida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras e pela Globinnova, uma empresa especializada em Cyber Intelligence.

A cibersegurança é atualmente um desafio emergente à escala global, justificando-se a cooperação dos mais diversos organismos e intervenientes para a busca incessante pelos mais elevados níveis de segurança informática. Os meios de comunicação social apresentam-nos cada vez mais casos e situações sobre ataques de segurança informática com impacto na sociedade em geral.

Neste contexto, o evento contou com um auditório lotado, cerca de 350 participantes, destes 311 provenientes de empresas/organizações nacionais e internacionais, 39 vindos da academia e 21 oradores convidados. Presentes estiveram também 19 empresas com exposição dos recentes produtos e/ou soluções na área da segurança informática.

O dia no Hotel Sheraton iniciou com uma apresentação sobre Ataques de Dia Zero, na voz do Hugo Pernicha, engenheiro de sistemas da Fortinet. Seguindo-se Steve Lamb gestor de marketing de produto da HP com uma sessão sobre a melhor maneira de garantir a segurança das aplicações. Francisco Fonseca, CEO da AnubisNetworks, abordou a questão do benchmarking de desempenho de segurança. Ainda na parte da manhã o administrador delegado, Rui Ribeiro, e Nassri Abokhalaf, responsável de desenvolvimento de negócio da IP Telecom, apresentaram os benefícios de um centro de operações de segurança. Terminando a manhã com mais três apresentações, Anna Aquilina, diretora da EMEIA centro de excelência em segurança de informação da EY, que fez uma apresentação intitulada:  “como criar confiança no mundo digital”,  Gadi Naveh da Check Point com a apresentação de novas armas do ransomware, e por último  Andreia Teixeira e Pedro Pereira da AON com uma sessão sobre seguros de cibersegurança.

A tarde iniciou-se com uma mesa redonda composta por Rui Esteves, Francisco Baptista e José Louro do Instituto de Informática, da Secretaria-Geral MAI e da ESAP respetivamente, sendo que a discussão se centrou nas ameaças cibernéticas ao governo, assim como as suas infraestruturas críticas. A mesa foi moderada pelo Tenente Coronel Paulo Viegas Nunes.

Joaquín Gomez, da Infoblox, abordou o papel do DNS no ecossistema de segurança, Carlos Fernandez dos serviços de cibersegurança da Symantec, falou nos serviços de monitorização avançada.

O evento seguiu com apresentações sobre a monitorização de segurança, com Eric Soares da Dell SecureWorks e Sérgio Sá da Horizon, já Eutimio Fernández diretor de segurança da Cisco Portugal explicou porque é que a cibersegurança é um impulsionador de negócio.

A conferência foi finalizada com Marc Sarrias da Palo Alto Networks que abordou a importância da análise automática de malware. O professor Doutor Pedro Veiga, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança falou sobre os desafios da cibersegurança para Portugal.

A ESTGF agradece a todos os que contribuíram para que esta segunda edição do evento fosse um enorme sucesso.


Notícias Relacionadas


Aon . Impacto e mitigação das ciberameaças in Digital OJE | 30-05-2016

Impacto e Mitigação das Ciberameaças in Digital OJE | 25-05-2016

Cisco participa na Porto Cyber Security Conference 2016 in PC Guia | 18-05-2016

Porto Cybersecurity Conference in Escola Naval | 18-05-2016

S21sec vai participar no Porto Cybersecurity Conference 2016 in PC Guia Online | 17-05-2016

S21sec promove sessão especial no Porto Cybersecurity Conference 2016 in Leak Business | 16-05-2016

Cibercrimes e ameaças a instituições públicas em debate no Porto in Viva!Porto Online | 16-05-2016

Ciberameaças e vulnerabilidade de instituições em debate in Correio da Manhã Online | 14-05-2016

Ciberameaças a instituições públicas em debate no Porto in Notícias ao Minuto Online | 14-05-2016

Porto Cybersecurity Conference 2016 in Horizon | 12-05-2016

Porto Cybersecurity Conference debate ameaças a 18 de maio in Bit Magazine | 12-05-2016

Aon discute impacto e mitigação das ciberameaças para as empresas portuguesas in Leak Business | 10-05-2016

Porto Cybersecurity Conference 2016 in Empresas Hoje | 09-05-2016

Cybersecurity Conference no Porto dia 18 de Maio in Sumário Atual | 04-05-2016

Cybersecurity Conference no Porto dia 18 de Maio in Rádio Envangelho | 04-05-2016

Globinova promove discussão sobre as ciberameaças nas organizações in U.PORTO | 04-05-2016

Cybersecurity Conference no Porto dia 18 de maio in Pplware Online | 04-05-2016

Porto Cybersecurity Conference está de volta in PC Guia | 03-05-2016

ampn | scre | drg | 07062016