Você está aqui: Entrada / Notícias / I Seminário de Gestão Ambiental

I Seminário de Gestão Ambiental

Com o objetivo de aprofundar conhecimentos técnicos relacionados com as boas práticas ambientais, a valorização de resíduos e abordar a complexidade das questões ambientais de forma integrada, com vista a promover um desenvolvimento sustentável, os estudantes do Curso Técnico Superior Profissional em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança organizaram no passado dia 6 de junho, na Associação Empresarial de Penafiel o I Seminário de Gestão Ambiental.

2016-06-14 14:50

xs_gestao_ambiental.jpg

O Presidente da Associação Empresarial de Penafiel, Pedro Bessa, demonstrou a sua enorme satisfação com os frutos que o protocolo com a ESTGF tem produzido, pelo funcionamento nas instalações da Associação de um Curso Técnico Superior Profissional, estando certo que este tipo de formação trará às empresas os recursos humanos que serão o suporte para o seu crescimento, aumento da sua competitividade e desenvolvimento.

A Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do P.PORTO, Dorabela Gamboa, felicitou também os estudantes pela organização, e deixou um agradecimento especial ao Município de Penafiel e à Associação Empresarial pelo apoio. Agradeceu ainda ao corpo de oradores que aceitou o convite da escola para integrar o dia de trabalho em torno da temática da Gestão Ambiental, estando certa que o conhecimento, o trabalho desenvolvido por estes e a partilha de experiências profissionais vividas são uma mais-valia para os participantes que se juntaram ao evento para a discussão dos problemas e desafios nesta temática tão específica para a qual surgiu no último ano uma nova versão da Norma ISO 14001.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Susana Oliveira, salientou a importância da organização deste tipo de iniciativas por parte dos estudantes e mostrou a disponibilidade do município em apoiar o desenvolvimento destes eventos. Para a Vice-Presidente, as competências adquiridas pelos estudantes com esta organização serão uma mais-valia futura no ingresso no mercado de trabalho. Deixou ainda uma mensagem de reconhecimento à ESTGF pelo conhecimento da região e do tecido empresarial procurando ir de encontro à criação de respostas para necessidades mais prementes.

O primeiro painel, moderado por José Carmo da Associação Empresarial de Penafiel foi preenchido pelas intervenções de Carla Pereira, da APCER, que falou sobre a Norma ISO 14001:2015, Érica Castanheira, da Universidade de Coimbra, que abordou a análise de ciclo de vida, Sara Dias, da ESTGF/CIICESI e Quinta da Aveleda, que apresentou os sistemas de gestão ambiental no setor dos vinhos, Filipe Monteiro, da ESTGF/CIICESI e Nortejuvil, que proferiu sobre a implementação de um sistema de gestão ambiental numa empresa de construção civil e por fim com a apresentação da gestão de resíduos sólidos, o José Machado, representante da SUMA.

Já da parte da tarde, o segundo painel moderado por José Cunha, da Associação Vimaranense para a Ecologia, arrancou com a apresentação de boas práticas de gestão no setor do calçado, por Sónia Martins, da ESTGF/CIICESI e Jóia Calçado, seguindo-se Francelina Pinto, da Associação nacional da Indústria extrativa e transformadora que abordou as boas práticas ambientais na indústria extrativa. Nuno Pereira, da Eco14, falou sobre a avaliação de ruído ambiental na indústria, Ricardo Ribeiro, da ESTGF/CIICESI, sobre as boas práticas ambientais para a indústria do mobiliário de madeira, Hélder Moura, das Ventilações Moura, com a apresentação dos sistemas de aspiração e tratamento de ar, sendo a ultima apresentação referente ao tratamento de águas residuais de cabines de pintura realizada por Paulo Ventura, da Ventilaqua.

O encerramento deste seminário foi feito por Miguel Lopes, coordenador do CTeSP em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, Mário Rebelo coordenador da Licenciatura em Segurança do Trabalho e Ambiente e da Pós-Graduação em Segurança Contra Incêndio em Edifícios e Vanda Lima, coordenadora do Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança, que de uma forma geral agradeceram a presença de todos, desde oradores a participantes sublinhando o interesse do seminário, como uma forma de sensibilizar, prevenir e conhecer estratégias para a proteção dos recursos naturais.

ampn | scre | drg | 14062016