Você está aqui: Entrada / Notícias / ESTG recebe Ciência Viva no Laboratório

ESTG recebe Ciência Viva no Laboratório

No ano em que se assinala o 20º aniversário do programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias, o Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação (CIICESI) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto (P.PORTO), recebeu vários participantes, desde meados de julho até agosto.

2016-08-04 15:45

xs_ciencia_viva2.jpg

Os participantes, alunos do ensino secundário, tiveram uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica, nesta iniciativa que teve como objetivo estimular e incentivar o ensino experimental. A ESTG tem a decorrer esta semana o quinto e último estágio, num leque de estágios com temáticas diversificadas:
Como quebra um Elástico?” - Tratou-se de uma análise estatística de dados provenientes de uma pequena investigação na área da Física. Os alunos testaram o efeito na quebra de um elástico de variadas ações. O tratamento dos dados foi feito com recurso ao software estatístico R.

Questionários e Estatística, uma combinação simples!” - Teve como principais objetivos conhecer as regras fundamentais para a elaboração de um questionário online e a sua interpretação estatística. Foi também feita a análise a um questionário no software SPSS e os resultados obtidos foram apresentados num POSTER.

A matemática na modelação de problemas da robótica: Será humano ou robô?” - Os participantes tiveram a oportunidade, numa primeira fase, de fazer a modelação matemática do movimento de um braço robótico e implementar num simulador os tipos de controlo de modo a que os movimentos do braço robótico se assemelhassem o mais possível aos movimentos dos braços humanos e numa segunda fase os participantes implementaram os movimentos mais humanos num braço robótico;

Perceber a Física Oculta e os Mistérios da Química” - No âmbito da física e da química, os participantes realizaram atividades para dar resposta a questões iniciais.

Qual o Efeito de Fumar no Cancro do Pulmão?” O estágio que ainda está a decorrer em que os participantes têm como objetivo determinar o efeito de fumar na probabilidade de sobrevivência em pacientes diagnosticados com cancro do pulmão, os dados reais estão a ser trabalhados no software R e ajustado a um modelo de sobrevivência de Cox.

A ESTG agradece a todos os que escolheram a nossa Escola, para participar no programa ciência viva no laboratório.

ampn | sci | drg | 04082016