Você está aqui: Entrada / Notícias / O 40º aniversário da Constituição da República na ESTGF

O 40º aniversário da Constituição da República na ESTGF

A comemoração dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa foi celebrada na ESTGF com a realização de uma conferência denominada “As estórias da história da Assembleia Constituinte 1975/76”, organizada pelos alunos do 1º ano, turma laboral, da Licenciatura em Solicitadoria, no âmbito do VII Ciclo de Conferências de Solicitadoria, no passado dia 22 de abril.

2016-05-16 16:20

XS_as_estorias_da_historia.jpg

Iniciou-se a Conferência com a Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, Dorabela Gamboa e o Vice-presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, João Sousa. Dorabela Gamboa felicitou os estudantes da Licenciatura em Solicitadoria pela iniciativa em organizarem este evento de caráter cultural onde se pretende lembrar, pela voz de quem a viveu, a consagração da Constituição da República Portuguesa que se traduziu num grande passo no desenvolvimento e progresso económico, social e cultural do nosso país. João Sousa, destacou o crescimento que a ESTGF tem registado aos longo dos últimos anos, sendo que, segundo o vice-presidente, a realização destes eventos culturais em muito contribuem para este crescimento e para a aproximação à comunidade local.

Esta iniciativa teve como objetivo primordial homenagear os 40 anos da existência da Constituição da República Portuguesa, assim como os 42 anos de democracia política portuguesa. Partindo de visões políticas muito diversificadas, os oradores, deputados constituintes e representantes dos diferentes partidos políticos, apresentaram a sua experiência pessoal e política, bem assim como o seu contributo na construção da democracia.

O painel moderado por Eugénio Marinho, Vereador da Câmara Municipal de Fafe, advogado e antigo docente da ESTGF, teve início às 15 horas e contou com o testemunho do representante do PS, Carlos Lage, professor, ex-Deputado da Assembleia da República, da Assembleia Municipal do Porto e do Parlamento Europeu e ex-Presidente da CCDRn. Seguiu-se o representante do PCP, Avelino Gonçalves, ex-bancário, ex-docente na área de gestão e economia e ministro do Trabalho no I Governo provisório de Portugal. Por fim, a Conferência contou com a intervenção de Amândio Anes Azevedo, do PSD, Professor Universitário, ex-Ministro do Trabalho e da Segurança Social, no IX Governo Constitucional, 1º Embaixador da Comunidade Europeia no Brasil e representante de Portugal em várias missões internacionais. Também presente na Conferência esteve o deputado constituinte eleito pelo PSD, Fernando Barbosa Gonçalves.

Na conferência participaram estudantes e antigos estudantes da ESTGF, assim como profissionais de diversas áreas.

A ESTGF agradece a presença de todos os que contribuíram para o sucesso do evento.

ampn | scre | drg | 16052016