Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Secções
Você está aqui: Entrada / Eventos / Aula Aberta | O Pensamento Sistémico na Gestão de Projetos

Aula Aberta | O Pensamento Sistémico na Gestão de Projetos

 

Publicado em: 2016-12-06 16:15

XS_AULAABERTA.jpg

Pormenores do evento

Quando

2016-12-10
de 10:00 até 12:00

Onde

ESTG | Sala P5

Telefone do Contacto

+351 255 314 002

Adicionar evento ao calendário

O mestrado em Gestão de Projetos convida para a aula aberta subordinada ao tema: "O Pensamento Sistémico na Gestão de Projetos".

À medida que o mundo se torna cada vez mais interligado e interdependente, também os novos projetos de criação humana acompanham esta tendência. Cada vez mais se pede que o gestor de projeto seja capaz de coordenar equipas multidisciplinares, muitas vezes internacionais e num contexto de imensa pressão temporal, financeira e social. Pede-se que sejam criativos, ágeis, motivadores de equipas e que cumpram prazos e orçamentos. Mas no contexto atual, de um mundo complexo e incerto, isto parece um desafio para o qual as ferramentas que temos ao nosso dispor se esgotam: "Como é que contabilizo a incerteza associada a um processo criativo num diagrama de Gantt?"

Nesta sessão será explorada a linguagem do Pensamento Sistémico (Systems Thinking) desenvolvido desde os anos 70 pelo MIT Systems Dynamics Group. O pensamento sistémico desafia-nos a encontrar as estruturas responsáveis pelos padrões de eventos que percecionamos. O Pensamento Sistémico, aliado à Teoria da Complexidade, permite-nos entender, analisar e gerir sistemas sociais complexos como aqueles que criamos quando iniciamos um Projeto. Pede-nos que mudemos o foco da nossa atenção enquanto gestores do "planear-controlar" para "sentir-responder".

 

ORADORES CONVIDADOS

Pedro Portela | Eng.º Mecânico

Tiago Monteiro | Eng.º Civil

Luísa Costa | Licenciada em Artes Plásticas

 

DESTINATÁRIOS


Comunidade em geral

 

PARTICIPAÇÃO GRATUITA SUJEITA A INSCRIÇÃO

INSCREVA-SE AQUI